- O preço
- Verifique a data de pagamento: É importante verificar a data de pagamento prevista pelo governo, pois muitas vezes o preço de um precatório pode ser negociado com base na data de pagamento.
- Forneça todas as informações relevantes sobre o seu precatório para as empresas e corretoras com as quais você estiver negociando, incluindo o valor e a data de vencimento. Só assim as empresas sérias poderão avaliar e precificar seu ativo.
- A empresa
- Pesquise empresas compradoras: Há empresas especializadas em compra de precatórios que oferecem valores diferenciados. É importante fazer uma pesquisa para encontrar a empresa que ofereça o melhor preço.
- Verifique a reputação da empresa: Antes de fechar negócio, é importante verificar a reputação da empresa compradora, a fim de garantir que você está fazendo negócio com uma empresa confiável.
- Escolha a empresa que lhe dá mais segurança. Normalmente os precatórios são valores relevantes para quem vende e é melhor ter segurança na negociação do que vender pelo maior preço, correndo o risco de não receber.
- A negociação
- Negocie: Depois de ter uma noção do valor do seu precatório e das empresas compradoras, é hora de negociar. É importante lembrar que o valor pode ser negociado, então não aceite o primeiro valor oferecido.
- É importante ter em mente que quem compra assume o seu lugar na fila e por isso há um desconto no preço oferecido
- Verifique se há taxas ou comissões adicionais a serem pagas antes de fechar o negócio.
- O fechamento da operação
- Leia e compreenda as condições contratuais antes de aceitá-las, principalmente as cláusulas de preço e de data de pagamento. Desconfie sempre de quem não paga a vista.
- É importante avaliar se o valor obtido é suficiente para atingir seus objetivos e cobrir os riscos e despesas envolvidos na negociação.
Lembre-se de sempre procurar orientação jurídica antes de fechar qualquer negociação, para evitar problemas futuros.